fbpx
mulher frustrada com sua vida estagnada

Está numa vida estagnada e quer mudar sua vida? Confira o que você pode começar a fazer agora.

Está numa vida estagnada e quer mudar sua vida? Saiba como sua vida estagnou e o que você precisa fazer para viver com mais propósito.

Você já deve ter aberto suas redes sociais e deve ter visto pessoas com uma vida “quase perfeita”, não é mesmo?

Mesmo que você não seja apegada ao mundo digital, deve ter visto seus amigos ou vizinhos que estão vivendo a vida dos sonhos. Com ótimos empregos, com muitos amigos, sempre fazendo passeios incríveis ao redor do mundo.

E você se vê em uma vida com a mesma rotina e os mesmos hábitos. Uma vida estagnada, onde talvez nada de diferente aconteça.

Às vezes parece que você escolheu o caminho errado. Outras vezes parece quase como se a sua vida não parecesse mais “ sua ”.

De repente, as coisas ficam desconfortáveis. Você pode não saber qual deve ser o próximo passo. Você não sabe por onde começar, você pode nem saber onde você está indo e o que quer.

É também um sentimento que acaba passando, mas pode ser desconfortável. Muito desconfortável.

Os motivos de estar numa vida estagnada

O fato de você ver pessoas bem sucedidas (de acordo com a sua visão) não quer dizer que você deseja que a vida delas não seja boa.

Mas entenda que esse sentimento de ter estacionado na vida é mais comum do que você imagina. Pois especialmente nós mulheres, somos muito cobradas na sociedade por valores, padrões e regras que são inatingíveis.

Porém nessa tentativa de atingir o que talvez nem tenha sido você que determinou, você pode se ver presa em um ciclo de insatisfação. Normalmente começa com o trabalho, depois segue para seus hobbies e lazer.

Logo em seguida você começa a se preocupar demais com a saúde. E tudo vira uma enorme bola de neve. Você parece ter perdido o controle de sua vida e nem sabe como foi parar aí.

Até tenta fazer algumas mudanças, mas os resultados não são como você esperava e acaba deixando de lado por já ter se frustrado demais.

Porque as mulheres são as que sofrem mais com isso?

As pessoas que mais sofrem por estar em uma vida estagnada são as mulheres.

Nessa tentativa de atender a todos esses padrões que foram instalados há muito tempo na sociedade. Só que acabamos por criar expectativas com base no que os outros definiram que seria o melhor, de acordo com as experiências deles.

E além de equilibrar os vários papéis que temos como pessoa, companheira, mãe, irmã, filha, amiga, neta, profissional e etc. Crescemos tendo a ilusão de que “temos que” atender as essas expectativas dentro desses vários personagens com êxito.

Resumindo: tem que atender a tudo e nada pode falhar!

Com isso os níveis de ansiedade e depressão só aumentam. Se você acredita que coleciona muito mais falhas que sucessos, começa a acreditar que não é boa o suficiente.

Ao ver diversas pessoas “dando conta do recado”, você começa a creditar que tem alguma coisa errada com você.

Assim, vai alimentando pouco a pouco as emoções negativas que contribuem para que você acredite que é um fracasso.

Os números de ansiedade e depressão no Brasil

O Brasil é o país mais ansioso e deprimido da América Latina, segundo relatório divulgado OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2018. E se você não acreditou, as mulheres são apontadas como as que mais sentem o peso das consequências.

Cerca de 7,7% das mulheres são ansiosas e 5,1% são depressivas.

Apesar da pesquisa apontar que o maior fator está relacionado a questões econômicas, estamos falando de seres humanos. Entretanto, ninguém escapa de frustrações.

Todo mundo sofre com relacionamentos rompidos, promoções de trabalho que não aconteceram, falta de clareza quanto ao futuro.

E sair da estagnação não é um caminho fácil para trilhar sozinha. Afinal, são diversas incertezas e dúvidas se você está seguindo no caminho certo.

Medo de perder a admiração das pessoas por fazer escolhas que elas não acreditam ser boas.

Mas todos esses medos e inseguranças certamente levam a um caminho que é muito claro: falta de realização.

Falta se sentir feliz e realizada?

Pois bem, se você realmente seguiu sem colocar prioridade no que era importante para você e sim no que alguém determinou que seria bom, provavelmente você deve ter se visto sem realização e felicidade.

Não falo de quando você comprou uma roupa ou comeu a sua comida favorita.

Contudo a realização e felicidade que falo é sobre atingir os objetivos que você determinou que são importantes para você. É se ver crescendo e evoluindo em suas atividades tanto pessoais como de trabalho. Expandir seus conhecimentos dentro dos assuntos que você gosta.

Sentir um prazer genuíno pela vida. Estar feliz com as pessoas que estão ao seu redor. Estar no controle de sua vida e não reagindo aos acontecimentos o tempo todo.

Se dar a oportunidade de ser realmente feliz. Uma vez que você vive de acordo com os seus valores e princípios.

Embora nem tudo isso possa fazer parte de sua definição de felicidade, poucas pessoas realmente se permitem viver o que as faz feliz. Causando ao longo da vida um grande sentimento de descontentamento.

Do que é composta uma vida estagnada?

Existem diversos motivos de ter o sentimento de não progredir na vida. E Para chegar numa vida estagnada basta que você NÃO tenha visões claras de:

  • Quem você é
  • Quem você quer se tornar
  • Quais experiências quer viver
  • E como quer tornar-las realidade

E quando se está numa fase sem propósito e realização, é sempre comum não enxergar oportunidades e possibilidade. É como se você tivesse dado um mergulho profundo no oceano, porém sem saber nadar muito bem.

Você vai se debater, o mar vai te levar para lá e para cá. Sem dúvida, uma hora você vai chegar a um lugar e vai pensar: como eu vim parar aqui?

Esse é o mesmo pensamento quando sua vida está estagnada e você estava no piloto automático e nem seu deu conta do quanto abandonou sua vida.

Provavelmente quando chegou a esse ponto, você se sinta desgastada. Como se sua energia vital estivesse sendo drenada. Você se vê pronta para desistir de tudo e desencorajada.

Parece que por mais que lute contra esse sentimento, pior ele pode se tornar. Por mais que os sentimentos e emoções negativas sejam nocivos, eles também tem um propósito. E você deve dar mais atenção ao que eles querem dizer a você.

Uma vez que você esteja pronta para retomar as rédeas de sua vida, você poderá voltar a brilhar novamente.

E como mudar o sentimento e sair de uma vida estagnada?

Eu sou a favor de mudanças que te proporcionam bases sólidas. O motivo disso?

Os planos nem sempre saem como gostaríamos. Salvo que você tenha total controle das situações. Mas se você está numa vida estagnada, com certeza esse não é o caso.

E porque planos tendem a ter desvios, é importante que você crie um plano de mudança na qual você se sinta segura e confortável de realizar.

Confira a seguir algumas das estratégias que eu adotei e costumo aplicar com minhas clientes para sair de uma vida estagnada, rumo a uma vida com muito mais realização e felicidade.

Saindo da Vida Estagnada: Uma faxina sempre cai bem

Primeiramente e antes de qualquer coisa é preciso limpar algumas coisas. Nesse sentido, falo de suas emoções, dos relacionamentos que sugam sua energia. Emails, fotos, cartas, objetos e tudo que deve ir embora entra nessa faxina.

Principalmente daquelas tarefas que você se tornou ótima e nem deveria ter iniciado.

Jogar fora aquilo que não te serve mais tira um peso enorme das costas que você nem deveria estar carregando agora.

Restabeleça os objetivos que te fazem sentir bem

Depois que fizer a faxina, chega o momento de planejar tudo aquilo que você faz e o que pretende fazer.

Coloque-os em uma lista de prioridades e urgências, assim você saberá no que deve começar a dar mais atenção a partir de agora.

Saindo da Vida Estagnada: Quebre o gelo da rotina

Não apenas crie objetivos em prol de se manter ocupada. Crie uma rotina que te mantenha motivada a realizar cada atividade.

Inclua coisas que ficaram esquecidas no passado por algum motivo, mas que sempre te fizeram feliz. Ou mesmo algo que tenha sempre perdido a prioridade por você achar que não era o momento ou não tinha importância.

Vá a algum lugar diferente, visite alguém que você fala apenas de vez em quando. Assista a um filme sozinha no cinema.

Mas cuidado! Evite aquelas listas prontas do tipo: ler 99 livros, 35 coisas para fazer antes dos 35. Suas atividades devem ter um significado para você.

Crie um Vision Board que realmente funciona

Uma das ferramentas mais poderosas que existem para você que quer manifestar seus sonhos de vida.

Não importa se é digital ou físico, um quadro visual (vision board) te ajuda a co-criar a realidade que você quer viver.

Quando você tem uma visão clara de seus objetivos, de quem quer se tornar, das experiências que quer viver, o vision board proporcionará um contante lembrete do que é importante para você.

Assim, você tende a se distrair menos com as propagandas nos anúncios da internet, com coisas que você não quer e não precisa.

Você sabia que o caminho mais fácil para encontrarmos a nossa felicidade é buscar a maneira como evoluimos e crescemos em nossa vida?

Em meu ebook COMO CRIAR SUA DEFINIÇÃO DE FELICIDADE, eu te ensino como você pode criar metas e objetivos para crescer e evoluir em sua vida profissional e pessoal.

Ebook como criar sua definição de felicidade e viver com mais proposito

Então garanta agora a oferta para receber esse guia em seu email e começar a desenhar a vida que te traz propósito e felicidade.

Desconecte-se! Um detox para aliviar a mente

Como comentei, a internet está frenética. O tempo todo você vê anúncios de produtos e serviços de coisas que você talvez não necessite e nem queira.

Isso porque a busca por informação está cada vez mais alta. Como seres humanos e curiosos que somos, estamos sempre buscando por informação e conhecimento.

Agora imagine: se você está numa vida estagnada e sem muito propósito, certamente deve passar bastante tempo nas redes sociais.

Sem dúvida alguma verá algum anúncio passando e se estiver lá apenas a deriva, há grandes chances de consumir conteúdos que não necessita. Pois seu propósito lá é apenas “matar tempo”.

Então, procure adicionar hábitos mais saudáveis como:

  • Ouvir sua banda favorita ou músicas de alto astral
  • Ler um livro sobre um assunto que você queira dominar
  • Assistir menos televisão
  • Cozinhe sua refeição favorita e convide alguém especial para saborear com você

Preste muita atenção em suas emoções nesse momento. No que pensa, o que vê, o que escuta?

Repense sobre seus hábitos de alimentação e programa de exercícios

Já prestou atenção em seus hábitos de cuidado com seu corpo? Está satisfeita com eles?

Com certeza você se lembra daquele velho ditado: “Saco vazio não para em pé!”

Se você tem o hábito de descontar suas frustrações em fast-food e outras besteiras. Lamento em dizer que você está fazendo isso muito errado e que não obterá resultado algum por esse caminho. Vai permanecer com o sentimento de ter estacionado na vida e não conseguir sair do lugar.

Mas nada vai adiantar sair correndo e se matricular na academia. Procure um especialista para um alimentação adequada para o seu biotipo. E um programa de exercícios que te ajude a manter a motivação em praticá-lo.


Saindo da Vida Estagnada: Seja produtiva e não ocupada

Saiba reconhecer se você está sendo produtiva ou apenas se mantendo ocupada. No momento em que você perceber que está se enrolando demais e que está procrastinando as suas atividades diárias.

Tenha certeza que você está apenas se mantendo ocupada. Quando você se mantém produtiva suas tarefas terminam dentro dos prazos. Você não se sente sobrecarregada. Não há o sentimento de estar apenas “fazendo hora” até chegar outra tarefa.

Certamente você irá perceber que as pausas no café com os colegas diminuem. As idas intermináveis ao banheiro serão menos frequentes.

Considerações Finais

Estar em uma vida estagnada chega a ser sufocante de tanta angústia em ver o mundo funcionando e você simplesmente sem conseguir sair do lugar.

É preciso muita coragem para se libertar e fazer algo diferente do que tem feito até então.

Quando se está estacionada na vida você tem dois caminhos a tomar:

  • Continuar onde está, frustrada e insatisfeita; ou
  • Tomar a decisão de mudar o seu futuro.

Continuar onde está certamente é mais confortável, afinal você já sabe como é estar nessa posição.

Mudar é algo que exige esforço diário, atenção plena. Bravura para enfrentar o incerto com segurança.

Mas por experiência própria, se dê a oportunidade de assumir o controle de sua vida para ser quem você nasceu para ser.

Salve no Pinterest para ler de novo

mulher que busca estrategias para sair de uma vida estagnada

Sobre Nathalia Reis

Olá! Eu sou Nathália Reis, Coach especialista em Psicologia Positiva, a ciência sobre o que dá certo com o ser humano e sua personalidade. Venho de exatas, tecnologia sendo mais específica, mas encontrei no desenvolvimento humano o sentido para criar a vida e carreira que realmente faz meu coração vibrar.
1
Envie sua mensagem no WhatsApp
Powered by