fbpx
mulher que tem equilibrio entre vida e trabalho

A verdade sobre o equilíbrio entre vida e trabalho e como conquistar isso

Você deve conhecer alguém ou ser a pessoa que diz: “Meu sobrenome é trabalho!”. Mas você não tem ideia do quanto isso não é nada bom para sua vida. Principalmente como isso te mantém longe do equilibrio entre vida e trabalho.

Quem nunca olhou para aquele monte de tarefas a fazer e se perguntou como iria dar conta de tudo sozinha dentro do prazo? Então você leva trabalho para casa, dá o seu WhatsApp caso apareça algo urgente, vive no sob aviso não solicitado.

Dê repente você se vê sobrecarregada e estressada, vivendo apenas para trabalhar. Então você talvez faça parte dos 90% que estão insatisfeitos com seus trabalhos aqui no Brasil.

Desse percentual, cerca de 65% gostaria de fazer algo para se sentir mais feliz. No entanto, a rotina estressante não permite que você cuide mais da sua saúde, de passar mais tempo com a família e amigos. Não te permite viver suas escolhas de vida e o que realmente faz sentido ser vivido.

Trabalhamos a vida inteira sem um propósito definido e no automático, apenas para ganhar dinheiro.

Fredy Machado, autor da pesquisa e do livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional”


A depressão e ansiedade são os motivos pelo qual a maior parte dos trabalhadores se afastam de suas funções. Só que juntas elas representam cerca de 49% dos casos de transtornos mentais que surgem ou se agravam no ambiente de trabalho.

Então pense bem se é realmente esse caminho que quer para sua vida quando perceber que você dedica tanto tempo para o seu trabalho.

Mas é possível encontrar o equilíbrio entre vida e trabalho para que você possa viver o que é mais importante na vida. Confira abaixo algumas dicas importantes!

Trabalhe duro, mas de forma inteligente

Brian Tracy revela em seu livro diversos segredos de pessoas de sucesso e seu hábitos para ter dias mais produtivos e quero compartilhar alguns com você que sem dúvida irão ajudar.

1. Planeje seu dia na noite anterior. Não deixe pra planejar com será seu dia assim que chegar no seu trabalho. O mesmo vale se você trabalha por conta.

2. Priorize o que for importante antes de começar suas tarefas. Dê preferência as tarefas que vão gerar mais valor no final do dia, aquilo te faz sentir que o dia valeu a pena.

3. Conclua a tarefa mais importante de sua lista. Vá até o final com ela, talvez seja a mais desafiadora, mas não desista. Ela vai exigir o melhor de você para que seja finalizada e isso pode gerar alguma insegurança. Mesmo assim, conclua. Independente do resultado. Vai gerar algum aprendizado sobre isso.


Preste atenção aos sinais no dia a dia

Mais exaustão que diversão? Fadiga persistente? Noites mal dormidas? Impaciente? Sempre irritada? Nem lembra quando foi a última vez que você se divertiu de verdade? Seu cérebro e seu corpo estão enviando sinais, respeite e atenda ao pedido.

Relacionamentos meh? Você está presente em seus relacionamentos? Nem lembra o que aconteceu naquele almoço de domingo pois passou boa parte do tempo checando emails do trabalho? Seus amigos reclamam que você anda sumida? Fique de olho e mude sua rotina para encontrar tempo de se relacionar com as pessoas com mais qualidade, mesmo que o tempo seja curto.

Mesa de trabalho e casa em contante desordem? Um mundo externo confuso muitas vezes é reflexo de um mundo interno. Então, verifique como você organiza seus pertences, seu armário, suas gavetas. Se desfaça de todos aqueles itens antigos e que não fazem mais do que apenas acumular energia parada.

Pare de querer a perfeição em tudo. O perfeccionismo, pelo menos para mim, não existe. Se ele existisse não haveria motivo para estarmos aqui nesse mundo. Não haveria nada para aprender e evoluir. Certamente isso só aumenta a sua ansiedade, seu nível de comparação com o outro, seu desiquilíbrio dos diversos papéis que ocupa. Exija menos de você e faça o seu melhor.

Considerações Finais

Se você quer encontrar o equilíbrio entre vida vida e trabalho, perceba os sinais do dia a dia com muita atenção para evitar os níveis de burnout.

Então reserve algum tempo para ajustar suas atividades e reveja suas prioridades todos os dias, assim você terá certeza que está seguindo suas paixões e objetivos.

Não seja tão dura consigo mesma, observe o lado positivo do que tem feito. Se não te faz feliz, então reavalie se realmente é importante para você!

Hey, não vá embora ainda…

Conheça o meu livro digital que te ajuda a CRIAR A SUA DEFINIÇÃO DE FELICIDADE . Se você busca uma vida com mais propósito, realização e felicidade não perca a oferta especial.

Até mais!

Créditos da Imagem: Unsplash
Fonte de Inspiração: Extra.globo.com

Salve no Pinterest para ler de novo

a verdade sobre equilíbrio entre vida e trabalho e como conquistar

Sobre Nathalia Reis

Olá! Eu sou Nathália Reis, Coach especialista em Psicologia Positiva, a ciência sobre o que dá certo com o ser humano e sua personalidade. Venho de exatas, tecnologia sendo mais específica, mas encontrei no desenvolvimento humano o sentido para criar a vida e carreira que realmente faz meu coração vibrar.
1
Envie sua mensagem no WhatsApp
Powered by