fbpx
o que está impedindo você de chegar onde quer

O que está te impedindo de chegar onde quer?

De verdade, o que está impedindo você de chegar onde quer? Vejo diversas pessoas com planos lindos de vida. Mulheres que querem ir tão longe, mas que não realizaram seus sonhos de vida.

Então vamos por partes, quero começar perguntando duas coisas bem importantes:

1- Pense em seu sonho, objetivo ou meta. Apenas pense nele.
2- Agora responda: Por que você ainda não o alcançou?

Assim sendo, se você não encontrou um motivo logo de cara pode ser que sua mente esteja sabotando seus objetivos. E dessa forma te impedindo de chegar onde quer.

Você sabe o que são sabotadores?

Um estudo feito por Shirzad Chamine autor do livro Inteligencia Positiva, indica que “apenas de 20% dos indivíduos e equipes alcançam seu verdadeiro potencial”.

Esse fato se dá pois a própria mente do ser humano o sabota, e para ele:

“Sua mente é sua melhor amiga. Mas também é sua pior inimiga. Sem que você perceba completamente, “Sabotadores” não detectados na sua mente provocam a maior parte dos empecilhos na sua vida.”

Shirzad Chamine

Os sabotadores podem ser classificados como “inimigos internos”. São um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais agindo de acordo com as motivações, crenças e suposições que temos.

Sendo esse um fenômeno universal, ocorre em todas as culturas, faixas etárias e em todos os gêneros. Visto que estão ligados às funções do cérebro quando concentrado no fator de sobrevivência.

Em resumo, os sabotadores são originados durante o processo de desenvolvimento mental quando são formuladas estratégias de sobrevivência.

Durante os primeiros 15 a 20 anos de vida o ser humano possui o instinto natural de sobrevivência física e, diferente de outros seres vivos, tem ainda a necessidade de sobrevivência emocional.

Mesmo se o indivíduo não tiver passado por uma infância e adolescência difícil, o processo de desenvolvimento apresenta diversas dificuldades, como exemplo o medo de ser repreendido pelos pais ao se comportar mal na escola ou de ter fracassado publicamente, medo da rejeição ou traição, entre outros.

De acordo com essa pesquisa de Shirzad, existem dez sabotadores que serão descritos a seguir de forma resumida.

O Crítico

O principal sabotador responsável por motivar os outros nove existentes. Parte do princípio que o indivíduo está constantemente buscando defeitos em si, no outro e nas diversas situações.

Dessa forma o crítico é o gerador de sentimentos e sensações como ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha. Tende a ser confundido com “a voz da razão” ao invés de ser reconhecido pelo destruidor que realmente é, por transparecer que sem ele, as pessoas não teriam ambição e não iriam longe.

Aproveite e nomeie o Crítico que habita em sua mente. Isso mesmo, dê um nome.

O Insistente

A necessidade de perfeição, ordem  e organização levadas ao extremo nasce do insistente.

Assim conhecido por gerar ansiedade e tensão, drenar energia vital e muitas vezes viver em constante frustração consigo próprio, com todos ao redor por seus planos e objetivos não estarem perfeitos o suficiente.

O Prestativo

Responsável por fazer com que o indivíduo se obrigue a tentar ganhar aceitação e afeição no meio em que vive.

Portanto, faz com que o mesmo esteja constantemente agradando, salvando ou elogiando o próximo e muitas vezes esquecendo de suas próprias necessidades e como consequência se ressentindo.

O Hiper-realizador

Necessidade intensa de desempenhar alguma atividade para se sentir motivado. Focado no sucesso exterior, ou seja, busca a admiração e respeito de outros para encontrar felicidade sem reconhecer os próprios feitos.

A Vítima

Possui uma intensa necessidade de atenção e afeição e com grande tendência para se martirizar e focar em sentimentos internos, principalmente dolorosos.

O Hiper – Racional

Como o nome diz, não focado no sentimento. Acredita que todas as situações devem ter um sentido lógico.

Visto que o sentimento é algo intangível, é conhecido como uma pessoa fria.

O Hiper – Vigilante

Naturalmente faz um mapeamento de todas as possibilidades para as diversas situações tentando prever o que pode dar errado.

Devido a essa característica, costuma dispensar uma grande quantidade de energia vital devido a intensa ansiedade. Assim, não foca em ações que geram resultados positivos.

O Inquieto 

A todo tempo iniciando uma nova atividade para se manter ocupado. Dessa maneira, muitas vezes perde o foco com o que realmente importa e raramente se sentindo satisfeito com a atividade realizada no momento.

O Controlador 

Necessidade extrema de estar no controle de todas as atividades e situações de outros de acordo com os próprios princípios e valores.

Gera alta impaciência e ansiedade quando os planos não ocorrem conforme planejado.

O Esquivo

Concentra-se nas sensações positivas e agradáveis de forma extrema, evitando tarefas difíceis e conflitos desagradáveis.

E assim possui como característica o hábito de procrastinação, provocando atrasos na conclusão das tarefas que não o agradam.


Entendendo como isso te impede de chegar onde quer

Teve algum momento em sua vida que você não pensou ou agiu de acordo com algum desses sabotadores?

Quem nunca foi aquela perfeccionista, nunca achando que foi boa o bastante?

Igualmente, quem nunca pensou que para ser aceita precisa colocar as necessidades dos outros a frente das suas?

E é exatamente assim que você impede o que mais quer de acontecer em sua vida.

Quanto mais ouvidos der ao seus sabotadores ou aquelas vozes que parecem dizer pra você sempre seguir pelo caminho contrário.

Faça esse pequeno exercício:

1- Releia os sabotadores e dê uma nota de 0 a 10 para cada um;

2- Terminando de dar as notas, veja qual deles recebeu a nota mais alta;

3- Se houve algum empate, qual deles você acha que mais aparece no seu dia a dia ou diante de grandes desafios?

4- Agora responda a seguinte frase: “Se pudesse enfraquecer o Sabotador XXXX…eu seria menos…”;

Isso aí, não errei na escrita. Infelizmente não conseguimos eliminar nossos sabotadores, eles sempre vão existir e fazer parte de quem somos.

Um boa maneira de enfraquecê-los é conhecendo seus pontos fortes e relembrando seus sucessos!

Considerações Finais

Por fim, pense agora, quando você estava diante de um desafio.

Qual foi sua estratégia e como chegou no resultado desejado? Quais emoções sentiu quando se viu chegando onde gostaria de estar?

E aí, conseguiu identificar o seu sabotador e enfraquecê-lo diante dos desafios? 

Deixe aqui nos comentários qual foi a sua grande sacada quando leu cada um deles.

Você sabia que os sabotadores são grandes influenciadores em uma vida estagnada?

Sem dúvida, eles são capazes de impedir você de dar os primeiros passos rumo a uma vida que traga mais realização e felicidade.

Aproveite para agendar hoje uma Sessão de Clareza gratuita. Essa é uma ótima oportunidade de descobrir o que está impedindo você de chegar onde quer e planejar a mudança que sua vida precisa.

Créditos da Imagem: Unsplash

Salve no Pinterest para ler de novo

oportunidades reduzidas por ter algo te impedindo de chegar onde quer

Sobre Nathalia Reis

Olá! Eu sou Nathália Reis, Coach especialista em Psicologia Positiva, a ciência sobre o que dá certo com o ser humano e sua personalidade. Venho de exatas, tecnologia sendo mais específica, mas encontrei no desenvolvimento humano o sentido para criar a vida e carreira que realmente faz meu coração vibrar.
1
Envie sua mensagem no WhatsApp
Powered by