Dinheiro

O dinheiro é seu escravo ou você é escravo dele?

Não sou especialista em Coaching Financeiro, mas sempre gosto de abordar nas minhas sessões o tópico: Saúde Financeira.

Diversas vezes escuto os coachees dizendo: “Ah, mas eu não tenho dinheiro!” ou “Não consigo, preciso juntar muito dinheiro pra ter isso” pra objetivos que envolvem o dinheiro.

Tão importante quanto cuidar da saúde pessoal, é de extrema importância cuidar da saúde financeira. Viver estressado porque possui dívidas, estar sempre no limite do dinheiro, “vender o almoço pra pagar a janta”, afetam o modo como vivemos e nos relacionamos pessoal e profissionalmente falando.

E você há de concordar que não veio a esse mundo pra viver com a conta bancária no vermelho, não é mesmo?

O título desse post foi inspirado num vídeo da minha xará Nathalia Arcuri do blog Me Poupe, mas esse tema surgiu um tempo atrás no encontro de Coaches que participo (sim, coach também precisa de coaching) pra me desenvolver nessa profissão maravilhosa que escolhi.

E nesse encontro teve uma pergunta super importante:

Você tem feito o dinheiro trabalhar a seu favor?

 

E de repente:

Para minha surpresa, minha resposta foi sim para as perguntas seguintes feitas pela Luh Monteiro naquele dia. Mas você deve estar se perguntando o que é ter finanças saudáveis? Então vamos lá.


Ter uma vida financeira saudável pode envolver:

– Poder dormir tranquilamente sem pensar em boletos a todo tempo

– Poder tirar férias sem ter que fazer aquele empréstimo no banco ou parcelar a viagem até a próxima viagem

– Ter uma reserva financeira para assuntos emergenciais ou mesmo pra realizar um sonho

– Poder construir um pezinho de meia pro futuro sem depender da aposentadoria

– Investir para ter uma renda extra ou complementar a renda que possui

– Viver com segurança e em um lar confortável

– Programar os estudos dos filhos com tranquilidade e não se assustar com o valor da mensalidade (sempre vai assustar risos)

– Poder honrar seus compromissos diários e não se preocupar com aquela comprinha extra no shopping

Poderia citar uma lista gigantesca de situações na qual o dinheiro trabalha pra você. Mas a grande pergunta que não quer calar é: ele está trabalhando contra ou a seu favor?

Se a resposta foi sim, comemore! E continue o ótimo trabalho que tem feito até aqui. Caso você precise mudar esse cenário,aí vão algumas dicas.


Planejando a sua nova vida financeira: dinheiro? Pra que dinheiro?

Quer começar a mudar a sua situação financeira? Então bora lá!

– Verifique seus gastos e tente acompanhá-los com mais frequência, seja através de uma planilha ou um aplicativo seguro.

Reflita sobre seus gastos diários e veja o que pode ser modificado. Até mesmo aquele cafezinho depois do almoço com os colegas trabalho pode fazer diferença no final do mês.

– Evite ao máximo entrar no cheque especial ou pegar aquele empréstimo no banco super facilitado pelo seu gerente. Evitar juros e parcelas vai te deixar muito, mas muito mais tranquilo. Se você teve que usar esses recursos, veja como pode organizar seus ganhos para honrar com os pagamentos e criar a famosa bola de neve dos juros.

– Já pensou em doar seu dinheiro? Esse é um dos primeiros mandamentos de quem decide começar a cuidar da vida financeira. Encontre uma causa da qual se identifica e veja como seu dinheiro pode ajudar milhares de vidas pelo mundo. Se não puder doar dinheiro, doe horas de trabalho a quem pode estar nesse momento precisando da sua ajuda, compartilhe conhecimento.

– Poupar, poupar, poupar! Sim, tenho certeza que você tem uma lista enorme de sonhos, metas, conquistas, realizações e que muitos desses itens envolvem o dinheiro. Afinal, vivemos uma vida de matéria.
Pesquise investimentos seguros, guarde 10, 15 ou 20% dos seus ganhos mensais pra realizar tudo isso que está esperando apenas seu primeiro passo seu pra ser realizado.

– Gastar! Sim, mas com moderação é claro. Se intuito é fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, chegou a hora de fazer ele realizar aquela lista maravilhosa de metas e sonhos da melhor forma possível. E lembre-se de incluir as pessoas que ama pra usufruir de tudo isso com você e crie lindas memórias.


E aí? O que você achou? Curtiu as dicas aqui de de cima?

E que tal a gente bater um papo? Entre em contato comigo, tenho certeza que o Coaching vai ajudar você a viver uma vida da qual se orgulha assim como foi para mim e para milhares e milhares de pessoas. Estou aqui na torcida e ansiosa pra receber uma mensagem sua e te ajudar nesse processo incrível e transformador de sua vida.

Se você usou as dicas desse post, compartilhe seus resultados comigo. Vou adorar saber como foi sua experiência.

Um beijo e boa sorte,

Até mais!

Seja incrível!