fbpx
Vida financeira estagnada

O dinheiro é seu escravo ou você é escravo dele? Saiba cuidar da sua saúde financeira

Se você já me acompanha por aqui, deve saber que meu foco é: vida estagnada. Mas sempre gosto de abordar nas minhas sessões o tópico: Saúde Financeira. Por isso é importante saber se o dinheiro é seu escravo ou se você é escravo dele.

Nós brasileiras temos um altíssimo índice de baixa autoestima, com isso tenta-se resolver por fora o que necessita ser ajustado por dentro.

Vejo diversas mulheres incríveis e com um tremendo potencial para viver grandes experiências de vida, mas que não desenvolveram autoconfiança, autoconhecimento e coragem para viver seus sonhos.

É muito comum o discurso “Ah, mas eu não tenho dinheiro”, “Não consigo, preciso juntar dinheiro” quando o assunto é realizar seu grande sonho.

Bolso vazio para realizar sonhos

O que dinheiro e vida estagnada têm em comum?

Assim sendo, uma vida estagnada também tem a ver com uma vida financeira estagnada.

Tão importante quanto cuidar da saúde pessoal, é de extrema importância cuidar da saúde financeira.

Decerto viver estressada porque possui dívidas, estar sempre no limite do dinheiro, “vender o almoço pra pagar a janta”, afetam o modo como vivemos e nos relacionamos.

E você há de concordar que não veio a esse mundo pra viver com a conta bancária no vermelho, não é mesmo?

Um dia eu estive em uma palestra com a Coach Luh Monteiro, especialista em Coaching Financeiro e ela perguntou:

Você tem feito o dinheiro trabalhar a seu favor?

Certamente foi uma pergunta importante e que tem um tremendo impacto na maneira como olhamos para nossa vida financeira.

Em seguida, realmente me perguntei se eu realmente tinha saúde financeira.

Minha resposta foi sim e se você está se perguntando o que é ter uma vida financeira saudável, aqui vai:

Ter uma vida financeira saudável quer dizer:

  • Poder dormir tranquilamente sem pensar em boletos a todo tempo
  • Poder tirar férias sem ter que fazer aquele empréstimo no banco ou parcelar a viagem até a próxima viagem
  • Ter uma reserva financeira para assuntos emergenciais ou mesmo pra realizar um sonho
  • Poder construir um pezinho de meia pro futuro sem depender da aposentadoria
  • Investir para ter uma renda extra ou complementar a renda que possui
  • Viver com segurança e em um lar confortável
  • Programar os estudos dos filhos com tranquilidade e não se assustar com o valor da mensalidade (sempre vai assustar hahaha)
  • Poder honrar seus compromissos diários e não se preocupar com aquela comprinha extra no shopping

Poderia citar uma lista gigantesca de situações na qual o dinheiro trabalha pra você e te faz ser uma pessoa que tem saúde financeira.

Mas a grande pergunta que não quer calar é: ele está trabalhando contra ou a seu favor?

Se a resposta foi sim, comemore! E continue o ótimo trabalho que tem feito até aqui.

Caso você precise mudar esse cenário,aí vão algumas dicas.

Planejando a sua nova vida financeira: Dinheiro? Pra que dinheiro?

Se a sua vida estagnou em suas finanças e você quer começar a mudar isso agora mesmo, veja abaixo como você pode transformar esse cenário.

Saúde Financeira é: Controle

Em primeiro lugar, verifique seus gastos e tente acompanhá-los com mais frequência, seja através de uma planilha ou um aplicativo seguro.

Assim sendo, reflita sobre seus gastos diários e veja o que pode ser modificado. Até mesmo aquele cafezinho depois do almoço com os colegas trabalho pode fazer diferença no final do mês.

Saúde Financeira é: Evite

Em seguida, evite ao máximo entrar no cheque especial ou pegar aquele empréstimo no banco super facilitado pelo seu gerente.

Evitar juros e parcelas vai te deixar muito, mas muito mais tranquilo. Se você teve que usar esses recursos, veja como pode organizar seus ganhos para honrar com os pagamentos e não criar a famosa bola de neve dos juros.

Saúde Financeira é: Doar

Já pensou em doar seu dinheiro? Certamente esse é um dos primeiros mandamentos de quem decide começar a cuidar da saúde financeira.

Dessa maneira, encontre uma causa da qual se identifica. Veja como seu dinheiro pode ajudar milhares de vidas pelo mundo.

Se acaso não puder doar dinheiro, doe horas de trabalho a quem pode estar nesse momento precisando da sua ajuda, compartilhe conhecimento.

Saúde Financeira é: Poupar

Poupar, poupar, poupar! Sim, tenho certeza que você tem uma lista enorme de sonhos, metas, conquistas, realizações e que muitos desses itens envolvem o dinheiro. Afinal, vivemos uma vida de matéria!

Pesquise investimentos seguros, guarde 10, 15 ou 20% dos seus ganhos mensais. Talvez provavelmente seu sonhos aguardam apenas seu primeiro passo seu pra serem realizados.

Saúde Financeira é: Gastar

Gastar! Sim, mas com moderação é claro. Se intuito é fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, chegou a hora de fazer ele realizar aquela lista maravilhosa de metas e sonhos da melhor forma possível.

E lembre-se de incluir as pessoas que ama pra usufruir de tudo isso com você. Crie lindas memórias com pessoas especiais.

Considerações Finais

Nesse sentido, quero saber se você curtiu as dicas para sair de uma vida financeira estagnada para viver com mais propósito e liberdade?

Se você gostou das dicas desse artigo, deixe um comentário com o que mais te chamou atenção na lista de finanças saudáveis e o que você já faz por você hoje.

Conheça o ebook COMO CRIAR SUA DEFINIÇÃO DE FELICIDADE.
Se você busca viver com mais propósito, realização e principalmente vivendo de acordo com o que é mais importante, então não deixe de garantir o guia de exercícios que te ajuda a ser realmente feliz.

Até mais!

Seja imensamente feliz!

Créditos da Imagem: Unsplash | Giphy

Salve no Pinterest para ler de novo

Saiba cuidar da sua saúde financeira

Sobre Nathalia Reis

Olá! Eu sou Nathália Reis, Coach especialista em Psicologia Positiva, a ciência sobre o que dá certo com o ser humano e sua personalidade. Venho de exatas, tecnologia sendo mais específica, mas encontrei no desenvolvimento humano o sentido para criar a vida e carreira que realmente faz meu coração vibrar.
1
Envie sua mensagem no WhatsApp
Powered by