Indecisão

Não sabe se está no caminho certo? 4 dicas para mudar seu mindset

Por diversas vezes eu me fiz a mesma pergunta: Será que estou no caminho certo fazendo isso?

72% dos brasileiros economicamente ativos estão insatisfeitos com seus trabalhos. 61% desse público está super desmotivado, de acordo com a pesquisa do ISMA-BR.

Isso é um número alarmante se pensarmos que essa porcentagem reprensenta cerca de 79 milhões de pessoas que estão naquele ciclo de insatifação e desmotivação diárias.

É muito comum em um certo momento de nossas vidas nos questionarmos:

“O que estou fazendo da minha vida?”

“Me sinto muito perdido(a/x)!”

“Não sei o que quero e não sei qual caminho tomar.”


Quando a emoção invade o corpo

Além dos casos de insatisfação e desmotivação com o trabalho, estão cada vez maiores os casos de pessoas que sofrem com transtornos de depressão e ansiedade. 9.3% e12% respectivamente dos brasileiros lidam com os sintomas diariamente.

O stress do dia a dia, as noites mal dormidas, os hábitos alimentares (isso quando se tem), aquela jornada de trabalho infinita que acumula tarefas de trabalho em casa, aumentam as chances de causar o famoso Burnout(desgaste físico e mental causado pela rotina de trabalho desgastante).

A sensação de achar que pode controlar o incontrolável, só abre espaço para que a ansiedade aumente e nos faça ter cada vez mais a sensação de estarmos no caminho errado.

 O beco sem saída

Parece que nenhum caminho escolhido é bom o suficiente, nada parece estar bom em momento algum. Sempre falta algo e dá aquela sensação de vazio.

Nada que se tentar executar nos momentos de angústia e ansiedade serão feitos com a verdadeira sabedoria.

“Sintomas” como esse requerem pausa. Pausa pra se reconectar consigo mesmo, lembrar das coisas importantes e o que traz sentido a vida, silenciar a mente e se ouvir.

Muitas vezes esquecemos que nosso próprio corpo pode responder nossas dúvidas e anseios a qualquer momento, basta permitir que ele responda e ouvir.

Quando foi a última vez que você se colocou no topo da lista?


Quando a expectativa vira frustração

Sim, é de extrema importância se ter objetivos, metas e saber onde deseja chegar. Mas quando a meta vira expectativa não atendida, gera a frustração e com ela vem também a sensação de novamente estar entrando no mesmo beco sem saída.

A não ser que se tenha controle total sobre uma situação, é pouco provável que o resultado seja exatamente como aquele que projetamos para o futuro.

Se alguém projetou essa expectativa em você ou se resolveu seguir a receita de outra pessoa, o beco pode parecer  mais escuro e difícil de sair. Lembre-se:

“Apenas você e ninguém mais é capaz de dizer onde quer chegar.”


E como saber se esse é o caminho certo?

 

. Você consegue descrever quem você é

É capaz de saber o que gosta e o que não gosta, conhece seus talentos e habilidades. Sabe quais são os ganhos e perdas de cada situação quando usa suas forças de caráter.

. Olha para trás e esse era mesmo o lugar que esperava chegar há 5 anos

Se olhar para sua vida há 5 anos sabe dizer que está exatamente onde gostaria de estar. Não se arrepende do caminho trilhado e sente orgulho e gratidão pela caminhada até aqui. Não sente vontade de mudar em nada o que viveu até o momento.

. Seu trabalho é exatamente o que gostaria de fazer todos os dias

Sente que seu trabalho reflete quem você é na essência, que não precisa se reinventar todos os dias pra fazer uma tarefa. Acorda com disposição e vontade de iniciar suas atividades do trabalho. E o mais importante: vive exatamente a sua definição de sucesso profissional. Gosta tanto de seu trabalho que o faria até de graça.

. Cada experiência é um aprendizado gratificante

Não acredita que está apenas preenchendo ou gastando tempo com suas atividades de trabalho, sente que está desempenhando um propósito significativo. Cada situação é uma oportunidade de aprender e evoluir ao invés de pensar que não nasceu para aquela atividade.

Analise atentamente como você reage a cada resposta. Se sente emoções positivas como alegria, gratidão, tranquilidade com certeza está no caminho certo. Do contrário, se sente raiva, frustração, descontentamento. É hora de pausar e reconectar com a sua essência, está comprovado cientificamente que as pessoas são mais felizes quando desempenham seus talentos e habilidades em todas as áreas de sua vida.

Quanto tempo mais irá viver fazendo o que não te faz feliz?

Que tal começar fazendo o teste para saber quais as características da sua personalidade?

Fonte: Revista Glamour/Junho 2018 | Revista Ser Médico/Abr/Mai/Jun 2018 | Revista Exame Abril 2017

Até mais 🙂

Seja incrível!